Aproximação numérica de problemas de valores de fronteira singulares para equações de Emden-Fowler

Description:  No presente trabalho consideram-se problemas de valores de fronteira para um certo tipo de equações diferenciais ordinárias não-lineares de segunda ordem, conhecidas como equações generalizadas de Emden-Fowler. Estas equações têm numerosas aplicações, nomeadamente em problemas de mecânica de fluidos e da física do plasma. Do ponto de vista matemático, os problemas considerados distinguem-se por as soluções apresentarem singularidades num ou em ambos os extremos do intervalo, o que levanta certas dificuldades na aproximação numérica. Na nossa abordagem, estas dificuldades são ultrapassadas mediante a utilização de um tipo adequado de aproximações iniciais e a aplicação de métodos iterativos eficientes. A discretização do problema é feita através de um esquema de diferenças finitas comum, o que, se não forem tomadas precauções, leva a uma ordem de convergência baixa (nalguns casos inferior a 1), devido ao efeito das singularidades. Este efeito pode ser atenuado recorrendo ao uso de certas substituições de variável, as quais nos permitem obter convergência de segunda ordem.
Date:  2000-06-21
Speaker:  Pedro Lima (Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal)