Problemas de contacto com atrito em grandes deformações

Description:  A modelação dos processos de enformação por deformação plástica conduz geralmente a problemas de fronteira bastante complicados, devido à forte não linearidade das leis de comportamento, à presença de grandes deformações e rotações e à evolução das condições de contacto com atrito. Esta complexidade é ainda maior no caso da enformação de chapas metálicas pelo processo de estampagem, sobretudo nas zonas da chapa em contacto com ferramentas com grande curvatura, onde a velocidade de rotação e os efeitos de flexão e corte podem ser bastante importantes. Neste seminário é feita uma breve descrição da modelação mecânica e métodos numéricos utilizados na simulação numérica do processo de estampagem de chapas metálicas. A modelação apresentada considera a estampagem como um processo de grandes deformações e rotações. A lei de comportamento elastoplástico utilizada comporta a elasticidade isotrópica, a anisotropia plástica descrita pelo critério de Hill e os encruamentos isotrópico e cinemático linear. O contacto com atrito é modelado pela lei de Coulomb. A formulação do problema de contacto com atrito recorre a um multiplicador aumentado. A associação do operador de contacto com atrito com o problema clássico de equilíbrio estático conduz a uma formulação mista em que as variáveis cinemáticas (deslocamentos) e estáticas (forças de contacto) constituem as incógnitas do problema. Para a resolução deste problema utiliza-se um método completamente implícito do tipo Newton-Raphson. As não linearidades, induzidas pela lei de comportamento elastoplástico e pelo contacto com atrito, são tratadas num só ciclo iterativo. Para inicializar este ciclo calcula-se uma primeira aproximação da solução utilizando um método explícito associado a uma escolha automática do tamanho do incremento de carga.
Date:  2001-04-04
Speaker:  Luis Filipe Menezes (Univeridade de Coimbra, Portugal)