Modelos espaciais para análise de proximidades

Description:  A obtenção de medidas de semelhança e dissemelhança entre elementos de um conjunto de indivíduos, objectos ou estímulos é uma prática corrente em psicologia, sociologia, estudos de mercado e em outras disciplinas. A análise deste tipo de dados tem como objectivos principais a construção de modelos para descrever as relações entre os elementos dos conjuntos em estudo e o desenvolvimento de teorias que permitam explicar aquelas relações. Um procedimento comum no processo de construção destes modelos consiste em obter uma representação espacial de uma matriz de proximidades de tal forma que cada ponto do espaço corresponde a um objecto, indivíduo ou estímulo. Os pontos da representação espacial são escolhidos de forma a que as distâncias entre os pontos correspondam, em certo sentido, às dissemelhanças ou semelhanças observadas. O problema resume-se então a encontrar a dimensão do espaço multidimensional e a configuração de pontos tal que as distâncias se ajustem o melhor possível às proximidades. Serão apresentados os principais modelos associados com o método multidimensional scaling e será investigado o interesse de modelos que postulam uma distribuição de probabilidades para as proximidades observadas, proporcionando um trabalho de inferência que não é possível com os modelos descritivos.
Date:  1999-06-23
Speaker:  João Branco (Instituto Superior Técnico, Portugal)
Research Groups: -Probability and Statistics