Modelo de Fluxo versus Modelo de Cobertura para um Problema de Reescalonamento de Enfermeiras

Description:  O problema de reescalonamento de enfermeiras que temos vindo a estudar, responde a uma necessidade real das unidades hospitalares portuguesas de receberem apoio na tarefa de recomposição do plano de escalas do pessoal de enfermagem após comunicação de faltas ao serviço. Do ponto de vista da complexidade computacional, o problema é NP-difícil. No entanto, as instâncias que surgem na unidade hospitalar em estudo têm sido resolvidas com facilidade através de uma modelização de fluxo inteiro multimercadorias. Por outro lado, outras regras de funcionamento das unidades e, especialmente, outros objectivos de planeamento estão a ser actualmente praticados e estes dificilmente se coadunam com uma abordagem de fluxo, pois exigem excessivas restrições adicionais. Surge então, como alternativa, um modelo de cobertura múltipla que admite grande variedade de imposições e objectivos na construção dos planos de escalas. Serão apresentados os dois modelos referidos para o problema de reescalonamento de enfermeiras e mostrados resultados computacionais obtidos num conjunto de instâncias reais. Tais resultados apontam para a continuação do estudo da modelização de cobertura com o desenvolvimento de um processo adequado para geração de colunas.
Area(s): optimização combinatória
Date:  2004-11-04
Speaker:  Margarida Vaz Pato (ISEG, Universidade Técnica de Lisboa)
Place:  Room 5.5