Emparelhamento em grafos e aplicações

Description:  O primeiro estudo relacionado com emparelhamentos em grafos foi efectuado pelo matemático húngaro D. Konig que, em Abril de 1914, em Paris, no Congresso de Filosofia Matemática, apresentava uma comunicação onde referia que todo o grafo bipartido regular admitiria um emparelhamento perfeito. Desde então, têm-se desenvolvido inúmeros resultados com emparelhamentos em grafos (bipartidos ou n???o) com muitas aplicações, quer na própria teoria dos grafos (como seja, em problemas de fluxo em redes, problemas de coloração, problemas de determinação de circuitos hamiltonianos, etc.), quer noutras áreas da Matemática (como seja, teoria das matrizes, teoria dos conjuntos parcialmente ordenados, teoria da medida, etc.). Nesta comunicação faz-se uma síntese dos principais resultados associados a emparelhamentos em grafos, com especial destaque para os grafos que admitem factorizações e apresentam-se duas aplicações dos emparelhamentos em grafos, nomeadamente o problema do carteiro e partições de grafos orientados em cadeias.
Date:  2000-06-02
Speaker:  Ilídia Coelho (Instituto Politécnico da Guarda, Portugal)