O Naufrágio da Namíbia. Um Espólio Bem Guardado

Description:  Na manhã do dia 1 de Abril de 2008, pessoal da empresa Namdeb da Namíbia, removendo a areia junto à costa a cerca de 18 quilómetros da foz do rio Orange, que faz a fronteira com a África do Sul, encontraram madeira, lingotes de cobre e duas peças de artilharia.
Passado pouco tempo da descoberta dos artefactos, depois de uma hierarquia elevada desta empresa de exploração diamantífera ter tido conhecimento do achado, os trabalhos foram interrompidos.
Tendo sido contactado o Dr. Dieter Noli, arqueólogo ao serviço da empresa, logo se iniciaram investigações sobre os artefactos encontrados e se foram sucessivamente encontrando muitos mais, que incluíam dentes de elefante, mais lingotes de cobre, chumbo, 5 âncoras, moedas de ouro cobre e prata, e muitos outros importantes objetos.
O espólio que está à guarda da empresa, já foi analisado por entidades portuguesas, nomeadamente o Dr. Francisco Alves, Alexandre Monteiro e Luís Filipe de Castro, Luís Filipe Thomaz, e têm do mesmo sido feitos alguns estudos.
Será objetivo desta palestra dar informações sobre o conteúdo desse valioso espólio, que incluirão a mostra de elevado acervo fotográfico, sendo ainda dadas outras informações de interesse geral.

Palestra integrada nas actividades do Instituto de História da Náutica do DMUC.
▪ Com o apoio do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra ▪
Date:  2017-02-15
Speaker:  José Malhão Pereira (Academia de Marinha e Centro de História das Ciências da UL)
Institution:  Academia de Marinha e Centro de História das Ciências da UL