Dentro e fora do filtro das variedades modulares

Description:  Um famoso teorema de Maltsev estabelece que, para uma variedade V, a permutabilidade de congruências em todas as álgebras de V é equivalente à existência de um termo em V satisfazendo duas simples identidades. Muitos resultados posteriores vieram a estabelecer condições semelhantes - usualmente designadas "condições de Maltsev" - que caracterizam importantes propriedades de variedades de álgebras.
O estudo das condições de Maltsev pode ser feito de maneira particularmente elegante recorrendo ao reticulado L dos tipos de interpretabilidade. Neste contexto, cada condição de Maltsev corresponde naturalmente a um determinado filtro de L.
Abordaremos, segundo esta perspectiva, alguns resultados clássicos sobre condições de Maltsev e discutiremos a conjectura da modularidade: "o filtro constituído pela variedades modulares é primo".

Date:  2003-11-18
Start Time:   14.30
Speaker:  Luís Sequeira (Universidade de Lisboa)
Research Groups: -Algebra, Logic and Topology