Modelos cinéticos de tipo BGK para gases quimicamente activos

Description:  A equação de Boltzmann (EB), proposta por Ludwig Boltzmann em 1872, constitui a parte analítica do modelo mais notável da teoria cinética dos gases que, a partir de uma abordagem de base estatística, descreve a evolução no espaço e no tempo de um gás inerte constituído por moléculas idênticas. Uma das grandes diculdades inerentes à EB prende-se com a complexidade matemática do seu termo colisional, o chamado integral colisional, que faz uma descrição detalhada da interacção entre duas moléculas. Esta limitaçãao da EB tem suscitado a construção de modelos cinéticos que, genericamente, substituem o integral colisional por um termo de estrutura menos refinada, capaz de preservar as principais propriedades do integral colisional e, simultaneamente, descrever a evolução das grandezas macroscópicas mensuráveis experimentalmente. O modelo mais estudado á sem dúvida o chamado modelo BGK, proposto por Bhatnagar, Gross e Krook em 1954, cujo termo colisional apresenta uma estrutura muito simples satisfazendo os requisitos apontados anteriormente. A ideia principal subjacente a este modelo é a de que as colisões entre as moléculas, na sua globalidade, produzem uma forte tendência para que o gás evolua para um estado de equlíbrio. As crescentes aplicações da engenharia a problemas envolvendo gases quimicamente activos, como a combustão, a química tecnológica, os reactores químicos, etc, têm motivado a extensão da EB e dos seus modelos cinéticos a misturas de gases com reacções químicas. Este será o tema principal do seminário de 26 de Abril, onde serão apresentadas algumas contribuições recentes no contexto dos modelos de tipo BGK para gases sujeitos a reacções químicas reversíveis de tipo bimolecular.
Date:  2007-04-26
Speaker:  Ana Jacinta Soares (Departamento de Matemáticada da Universidade do Minho)
Place:  5.4