Algoritmos Evolucionários em Optimização Uniobjectivo e Multiobjectivo: Aplicação à Optimização de Placas

Description:  Os algoritmos evolucionários (AEs) têm sido aplicados na optimização de diversos problemas de engenharia. Estas abordagens apresentam como principal desvantagem tempos de computação elevados mas, por outro lado, exibem uma grande flexibilidade na modelação dos problemas. Por outro lado, existem problemas de optimização em engenharia aos quais, devido às suas características, não é fácil, ou mesmo possível, a aplicação dos algoritmos de optimização tradicionais. Em particular, os AEs não fazem qualquer exigência ao nível da continuidade, diferenciabilidade e convexidade, e desenvolvem a procura com base numa população de pontos. Esta característica constitui um vantagem enorme quanto se trata de resolver problemas multiobjectivo uma vez que para esta classe de problemas existem, em geral, múltiplos objectivos conflituosos num espaço multidimensional. Por isso, para estes problemas não existe apenas uma única solução, dado que a interacção entre os objectivos faz com que exista um conjunto de soluções eficientes (soluções óptimas de Pareto). Os resultados da aplicação destas abordagens à optimização de placas laminadas com materiais isotrópicos e à optimização do efeito actuador de uma placa piezoeléctrica anisotrópica são apresentados (formulados quer como problemas uniobjectivo quer multiobjectivo).
Date:  2005-06-17
Start Time:   14.30
Speaker:  Lino Costa ( Dep. de Produção e Sistemas, Univ. do Minho)
Place:  P.N.