Leis max-semiestáveis e log-semicÎncavas

Description:  A classe das funções de distribuição max-semiestáveis -classe MSS- surgiu recentemente na Teoria de Valores Extremos, associada ao limite em distribuição do máximo, linearmente normalizado, de $k_n$ variáveis aleatórias independentes e identicamente distribuídas, onde $\{k_n\}$ é uma sucessão não decrescente de inteiros positivos que satisfaz ${\lim_n k_{n+1}/k_{n}=r,}$ com $r$ em $[1,+\infty[.$ Apresentamos duas caracterizações distintas para a classe MSS e para os seus domínios de atracção. Se considerarmos que $\{k_n\}$ é uma sucessão não decrescente de inteiros positivos que satisfaz apenas $\lim_n k_{n}=+ \infty,$ a classe dos possíveis limites em distribuição para o máximo, também linearmente normalizado, de $k_n$ variáveis aleatórias independentes, engloba, naturalmente, a classe MSS e a classe das funções de distribuição log-cÎncavas de Mejzler. Apresentamos uma caracterização desta classe mais geral, cujos elementos designámos por funções de distribuição log-semicÎncavas.
Date:  2000-07-20
Speaker:  M. Graça Temido (Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra, Portugal)
Research Groups: -Probability and Statistics