Estimação da Função de Densidade de Probabilidade de Risco Neutro para Preços de Opções

Description:  A atribuição de preços a opções é uma das áreas fundamentais da matemática financeira. O desenvolvimento da teoria dos preços das opções surge na sequência do trabalho de Black e Scholes, segundo o qual a variação do preço do activo subjacente a uma opção segue uma lei de probabilidade log-normal. Uma vez que nem todos os pressupostos desta teoria se adequam às evidências do mercado financeiro, o problema da determinação de uma medida de probabilidade de risco neutro tornou-se um problema relevante na teoria dos preços das opções. Apresentamos uma nova abordagem numérica para a estimação da função densidade de probabilidade de risco neutro relativa ao preço futuro do activo subjacente a uma opção. A estimação é feita recorrendo a funções spline cúbicas, de forma a garantir a suavidade desejada. O problema de optimização resultante, usado para inverter os dados e determinar uma função de densidade correspondente, é um problema convexo de programação quadrática ou semidefinida. No caso da programação quadrática, a não negatividade da função densidade é assegurada impondo restrições de desigualdade nos nós das funções spline. No outro caso, o da programação semidefinida, recorre-se a uma caracterização matricial de não negatividade de polinómios. Testámos esta abordagem com preços de opções gerados a partir da fórmula de Black-Scholes e com preços recentes do Índice S&P 500. Discutiremos os resultados numéricos, que mostram a eficiência desta abordagem para a estimação da função de densidade de risco neutro.
Date:  2004-11-18
Start Time:   14.30
Speaker:  Ana Margarida Monteiro (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra)