Aproximação de transformações conformes

Description:  Um dos aspectos mais importantes das transformações conformes é a invariância das soluções da equação de Laplace. Assim, as transformações conformes podem ser usadas em problemas de condução de calor, electroestática, hidrodinâmica e outras aplicações físicas onde a equação de Laplace aparece. Nos últimos anos, o aparecimento de novos algoritmos e computadores mais poderosos permitiu o desenvolvimento de software que tornou o cálculo numérico de transformações conformes uma realidade. Neste seminário serão referidos alguns métodos para aproximar transformações conformes, no plano complexo, sendo dado especial destaque ao Método do Núcleo de Bergman - BKM. Contrariamente à maioria das técnicas de transformação conforme, as aproximações obtidas por este método apresentam a vantagem de serem ainda funções analíticas. Além disso, a chamada função núcleo de Bergman que está na base do BKM, pode facilmente ser estendida a dimensões superiores, usando resultados conhecidos da Análise de Clifford. Neste sentido, apresentaremos uma proposta do BKM a 3 dimensões.
Date:  2003-04-11
Speaker:  Irene Falcão (Universidade do Minho)
Research Groups: -Analysis