Palavras francas e pares de tableaux com realização matricial

Description:  Sejam $\sigma\in S_t$, $t\geq 1$, e $K(\sigma)$ uma chave associada. Uma chave da permutação $\sigma$, considerada como palavra no alfabeto $\{1,\ldots,t\}$, é um tableau com colunas comparáveis para a inclusão, obtido tomando uma sequência de factores à esquerda de $\sigma$, ordenados por ordem decrescente. Dado um par $(T,K(\sigma))$, onde $T$ é um tableau enviesado com o mesmo peso de $K(\sigma)$, consideramos o problema da existência de uma realização matricial, sobre um domínio de ideais principais local, para o par $(T,K(\sigma))$. Este problema encontra-se completamente resolvido para os casos em que $\sigma$ é a identidade e a permutação reversão em $S_t$, ou qualquer permutação em $S_3$. Nestes casos, o par $(T,K(\sigma))$ possui uma realização matricial se e só se a palavra de $T$ é um elemento de classe de Knuth de $K(\sigma)$.
Conhecendo a sua partição inicial, um tableau enviesado $T$ é completamente caracterizado quer pela sua palavra $w(T)$, quer pelas posições que as letras de $w(T)$ ocupam na representação planar de $T$. As relação entre estas duas caracterizações de tableau enviesado, e as suas propriedades, são utilizadas para generalizar a condição necessária dos resultados mencionados acima, para qualquer permutação $\sigma$ em $S_t$. Em primeiro lugar, mostramos que o par de tableaux $(T,K(\sigma))$ é tal que $w(T)$ é um elemento de classe de Knuth de $K(\sigma)$ sse o lugar das letras de $w(T)$, na representação planar de $T$, define uma palavra franca. Em seguida, mostramos que em todo o par de tableaux $(T,K(\sigma))$ com realização matricial, o lugar das letras de $w(T)$, na representação planar de $T$, define uma palavra franca.
Date:  2005-06-07
Speaker:  Ricardo Mamede (CMUC, Universidade de Coimbra)
Place:  Sala 5.5
Research Groups: -Algebra and Combinatorics