Caracterização de certas matrizes de banda a partir da caracterização de Fiedler para matrizes tridiagonais

Description:  Uma caracterização para matrizes tridiagonais simétricas reais (a menos de uma semelhança permutacional) devida a Miroslav Fiedler é:
sendo $A$ uma matriz quadrada real simétrica de ordem $n$, tem-se: $rank(A+D)\geqslant n-1$, qualquer que seja a matriz diagonal $D$ [condição de Fiedler], se e só se $A$ é irredutível e tridiagonalizável por uma semelhança permutacional.
Revisitaremos resultados sobre a validade desta caracterização no caso das entradas das matrizes serem de um corpo arbitrário e mostraremos como certas matrizes de banda se podem caracterizar por intermédio de uma generalização da condição de Fiedler.
Date:  2004-11-16
Speaker:  Américo Bento (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
Place:  Sala 5.5
Research Groups: -Algebra and Combinatorics