Projecções empíricas e cartas antigas

Description:  O conceito de "projecção empírica" foi utilizado em 1977, pelo geógrafo americano Waldo Tobler, para designar as representações cartográficas construídas de modo a obter determinadas propriedades, através de técnicas numéricas, sem ter em conta as coordenadas geográficas dos lugares. Partindo de um conjunto de distâncias entre pontos sobre um modelo esférico da Terra, aquele autor utilizou um método de optimização baseado em mínimos quadrados para construir representações planas em que as distâncias eram aproximadamente conservadas. No modelo que aqui se apresenta, o conceito de Tobler foi generalizado a distâncias e direcções medidas ao longo de linhas de rumo (loxodrómias) ou de círculos máximos (ortodrómias), e empregue para simular a geometria das cartas náuticas anteriores à projecção de Mercator, tendo em conta os métodos de navegação praticados na época. No entanto, a utilidade do modelo vai muito para além do objectivo inicial que levou ao seu desenvolvimento, podendo ser utilizado para ilustrar as propriedades das projecções cartográficas e construir novos tipos de representação.
Date:  2011-06-02
Speaker:  Joaquim Alves Gaspar (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, FCUL)
Institution:  Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, FCUL
Place:  Sala 2.4