A contribuição de José Monteiro de Rocha, em 1779, para o cálculo da órbita de cometas

Description:  Em 1799 é publicado nas Memórias da Academia das Ciências de Lisboa uma memória de José Monteiro da Rocha intitulada: Determinação das ??rbitas dos Cometas, que tinha sido lida em Assembleia da Academia no ano de 1782, e em que este apresenta um método para a resolução do problema das órbitas dos cometas. O problema da determinação da órbita dos cometas foi um assunto que ocupou os astrónomos desde que Newton publicara em 1687, nos Principia, um método assaz engenhoso, porém de dificílima aplicação. Na tentativa da sua resolução aparecem nomes como: Boscovich, Euler, Lalande, Laplace e outros. Em 1772 a Academia das Ciências de Berlim propõe um prémio, para o ano de 1774, para quem apresentasse um método simples para a determinação da órbita parabólica de um cometa através de 3 observações. Esse prémio só foi, no entanto, atribuído em 1778 a Condorcet e a Tempelhoff. Porém, quem ficou conhecido na história como o criador de um método simples e de fácil aplicação foi Wilhelm Olbers cujo foi trabalho publicado em 1797. Segundo Duarte Leite (Anais Acad. Pol. Porto, 1915) o método de Monteiro da Rocha é muito parecido com o de Olbers. Neste seminário pretendemos mostrar a efectiva contribuição do trabalho de Monteiro da Rocha para a solução de tão intrincado problema e reforçar a afirmação de Gomes Teixeira ­???Os nomes de Monteiro da Rocha e de Olbers devem pois figurar juntos na história da Astronomia, como sendo os primeiros inventores de um método prático para a determinação das órbitas parabólicas dos Cometas???.
Area(s): GRUPO DE ASTROFÍSICA UC /OBSERVAT??RIO ASTRON??MICO UC
Date:  2007-06-01
Speaker:  Fernando Figueiredo (Universidade de Coimbra)
Place:  Sala Gomes Teixeira