Princípios da incerteza para transformadas integrais.

Description:  Um princípio da incerteza para uma transformada integral é um teorema que, nas palavras de Norbert Wiener, revela a impossibilidade de uma função e a sua transformada serem simultaneamente pequenas. Os princípios da incerteza relacionados com a transformada de Fourier, foram popularizados na literatura de divulgação científica devido à sua interpretação em termos dos operadores utilizados na mecânica quântica. Por exemplo, a célebre desigualdade de Heisenberg-Pauli-Weyl implica, por meio de um modelo apropriado, que a posição e a velocidade de uma partícula num determinado estado não possam ser determinadas com absoluta precisão. Nesta comunicação iremos apresentar dois princípios da incerteza para a transformada integral discreta q-Hankel. Um dos princípios, de natureza quantitativa, será obtido com um corolário de um teorema de M. de Jeu que generaliza o famoso princípio de Donoho e Stark. O segundo, de natureza qualitativa, será obtido por um novo método, que recorre à dualidade existente entre conjuntos completos e conjuntos de unicidade, como forma de contornar a impossibilidade da utilização dos teoremas de análise complexa.
Date:  2005-03-11
Start Time:   14.30
Speaker:  Luís Daniel Abreu (Universidade de Coimbra)
Place:  5.5