Modelos Matemáticos para o Movimento Celular

Description:  O estudo do movimento celular tem muitas aplicações, desde a imunologia (quando células devem migrar da corrente sanguínea para o local da infecção), embriologia (onde cada célula deve encontrar seu local correto) e muitos outros. Neste seminário mostraremos o modelo de Keller-Segel, construído para o estudo da agregação da ameba "Dictyostelio Discoideum". Mostraremos também outro modelo, em uma escala de descrição inferior, chamado Othmer-Dunbar-Alt. Condições matematicamente precisas de equivalência entre estes dois modelos serão mostradas, assim como exemplo de questões em que ambas descrições dão respostas distintas. (Trabalho em conjunto com P. Markowich, C. Schmeiser (Viena) e B. Perthame (Paris).)
Date:  2004-04-02
Start Time:   14.30
Speaker:  Fabio Chalub (CMAF/Universidade de Lisboa)
Research Groups: -Analysis