Uma pequena viagem aos mundos P e NP

Description:  Existem problemas que não podem ser resolvidos por algoritmos e que se dizem, por isso mesmo, indecidíveis, mas muitos outros há para os quais é possível construir algoritmos para a sua resolução . No entanto, esses algoritmos possuem ``ordens de complexidade'' tão grandes que se dizem ser ``ineficientes''. O famoso Problema do Caixeiro Viajante encontra-se neste último caso, sendo classificado como NP-completo. Mas o que significa ``NP-completo''? E será que não é possivel encontrar um algoritmo ``eficiente'' para estes problemas? De facto, não basta identificar um problema e garantir que existe (pelo menos) uma solução para ele... cada vez mais se torna necessário saber se ele pode ser efectivamente resolvido em tempo e espaço de memória finitos.
Date:  2000-05-19
Speaker:  Ana Maria de Almeida (Universidade de Coimbra, Portugal)
Place:  Room 17A