O problema do trajecto com custo de norma mínima

Description:  No problema do trajecto mais curto multi-objectivo (PTMCM) frequentemente nos deparamos com a determinação do "melhor" trajecto não dominado entre dois nós numa rede onde são considerados $k > 1$ critérios diferentes para o custo dos arcos. A resolução do PTMCM implica a determinação de todos os trajectos não dominados. Contudo, podem existir muitos trajectos deste tipo, dificultando o processo de selecção. Uma abordagem para ultrapassar tal dificuldade consiste na utilização de uma função utilidade definida pela soma pesada das componentes. Nesta exposição, considera-se uma função utilidade alternativa definida pela norma Euclidiana do custo de um trajecto. São propostos dois algoritmos para resolver o problema do trajecto com custo de norma mínima e são apresentados alguns resultados computacionais.
Date:  2004-03-18
Speaker:  José Luís Esteves dos Santos (Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra)
URL:  http://www.mat.uc.pt/~zeluis