Modelos cinéticos de quimiotaxia

Description:  Quimiotaxia é o estudo do movimento celular induzido pela presença de um gradiente químico. O modelo matemático mais importante de quimiotaxia foi apresentado por Keller e Segal na década de 70. Nesta palestra, após uma breve introdução ao modelo de Keller-Segel, apresentaremos um novo modelo devido a Othmer, Dunbar e Alt. Este último modelo se baseia na equação de Boltzmann da teoria de gases. Provaremos condições rigorosas para a equivalência de ambos os modelos, ou seja, que condições são suficientes para que o modelo de Othmer-Dunbar-Alt convirja ao modelo de Keller-Segel no limite macroscópico (limite difusivo). Além disto mostraremos um exemplo explícito tal que o modelo de Othmer-Dunbar-Alt não apresenta "blow-up" mas converge para um modelo de Keller-Segel com "blow-up". Este é um trabalho conjunto com P. Markowich, C. SChmeiser (Viena) e B. Perthame (Paris).
Area(s): Biomathematics; Partial Differential Equations.
Date:  2003-03-21
Speaker:  Fabio Chalub (University of Vienna, Austria)
Research Groups: -Analysis