Um método Newton-GMRES globalmente convergente com uma nova escolha para o termo forçante e algumas estratégias para melhorar o desempenho de GMRES(m)

Description:  Neste trabalho, apresentamos um m?etodo de Newton inexato atrav?es da proposta de uma nova escolha para o termo for?cante. O m?etodo obtido ?e globalizado atrav?es de uma busca linear robusta e suas propriedades de converg??encia s??ao demonstradas. O passo de Newton inexato ?e obtido pela resolu?c??ao do sistema linear atrav?es do m?etodo GMRES com recome?cos, GMRES(m). Em testes computacionais observamos a ocorr??encia da estagna?c??ao em GMRES(m) e um acr?escimo inaceit?avel na norma da fun?c??ao nas primeiras itera?c??oes do m?etodo. Para contornar estas dificuldades s??ao propostas estrat?egias de implementa?c??ao computacional simples e que n??ao exigem altera?c??oes internas no algoritmo do GMRES, possibilitando a intera?c??ao com softwares j?a dispon?ıveis. Exaustivos testes num?ericos foram realizados, os quais nos permitiram concluir que a proposta para o termo for?cante e as estrat?egias introduzidas foram bem sucedidas, resultando em um algoritmo robusto, com propriedade de converg??encia global e taxa superlinear de converg??encia.
Date:  2005-11-08
Speaker:  Júlia Toledo Benavides (Departamento de Matemática Aplicada, Universidade Estadual de Campinas)