Difracção de ondas sob uma perspectiva da teoria de operadores

Description:  Uma classe de problemas da teoria da difracção, possuindo ligações aos problemas clássicos de Sommerfeld, é analisada sob a perspectiva da teoria de operadores. Tal significa que após uma formulação inicial do problema por via da equação de Helmholtz e de condições de fronteira, este é traduzido por uma única equação caracterizada por um operador. Posteriormente, este operador relacionado (após extensão) com operadores de Wiener-Hopf. A construção de relações explícitas entre os operadores descobertos facilita a factorização destes o que, em última análise, leva àcaracterização de condições para que os problemas considerados estejam (ou não) bem postos. Todo o estudo é apresentado num quadro de espaços de potenciais de Bessel (ou particularizações destes).
Date:  2001-04-06
Speaker:  Luís Filipe Castro, Universidade de Aveiro, Portugal