Alguns Invariantes de Matrizes com Vários Blocos Prescritos

Description:  Come\c{c}amos por descrever os poss\'{i}veis valores pr\'{o}prios de uma matriz do tipo $pk\times pk$, particionada em $k\times k$ blocos de tamanho $% p\times p$ quando $2k-3$ blocos est\~{a}o fixos e os restantes variam.

De seguida s\~{a}o descritos os poss\'{i}veis polin\'{o}mios caracter\'{i}sticos de uma matriz do tipo $pk\times pk$, particionada em $% k\times k$ blocos de tamanho $p\times p$, quando $k-1$ blocos est\~{a}o fixos e os restantes variam. Este problema conduz-nos ao estudo da possibilidade de um par de matrizes da forma $(A,B)$ ser completamente control\'{a}vel, onde $A$ \'{e} uma matriz quadrada e $[A$ $B]$ est\'{a} particionada em $(k-1)\times k $ blocos de tamanho $p\times p$, quando alguns blocos est\~{a}o fixos e os outros variam. Neste caso, tamb\'{e}m se prova que \'{e} poss\'{i}vel prescrever $k-1$ blocos do par $(A,B)$ e a propriedade deste par ser completamente control\'{a}vel, excepto se todos os blocos n\~{a}o principais de uma mesma linha de $[A$ $B]$ estiverem prescritos e forem nulos, ou todos os blocos de $B$ estiverem prescritos e forem nulos.

Posteriormente, estudamos os poss\'{i}veis valores pr\'{o}prios de uma matriz do tipo $n\times n$, onde $n=p_{1}+\cdots +p_{k},$ quando uma diagonal de blocos est\'{a} prescrita e os restantes blocos variam.

No prosseguimento do trabalho desenvolvido, um problema que surge na\-turalmente, mas que parece ser significativamente mais dif\'{i}cil, \'{e} o de des\-crever os poss\'{i}veis polin\'{o}mios invariantes de uma matriz do tipo $n\times n$, onde $n=p_{1}+\cdots +p_{k},$ quando alguns blocos est\~{a}o prescritos e os outros variam. Em conformidade com esta quest\~{a}o, surge o problema de estudar os poss\'{i}veis n\'{u}meros de polin\'{o}mios invariantes n\~{a}o triviais de uma matriz do tipo $n\times n$% , onde $n=p_{1}+\cdots +p_{k},$ quando alguns blocos est\~{a}o prescritos e os outros variam. Tal como no caso anterior, estudamos os poss\'{i}veis n\'{u}meros de polin\'{o}mios invariantes n\~{a}o triviais de uma matriz do tipo $n\times n$, onde $n=p_{1}+\cdots +p_{k},$ quando uma diagonal de blocos est\'{a} prescrita e os restantes blocos variam.
Date:  2003-11-11
Speaker:  Glória Cravo (Universidade da Madeira)
Place:  Sala 5.5
Research Groups: -Algebra and Combinatorics