Métodos baseados em subespaços de Krylov para grandes sistemas de equações lineares: caso simétrico

Description:  Os métodos iterativos mais recomendados hoje em dia para a resolução de grandes sistemas, pela sua rapidez e convergência em grande número de casos, são os métodos baseados em subespaços de Krylov. A ideia base deste tipo de métodos é procurar uma solução aproximada para o sistema de equações lineares Ax=b num subespaço de Krylov afim. No caso do método do Gradiente Conjugado (CG), que também se pode relacionar com o método da descida mais rápida, no subespaço de Krylov resolve-se um problema de minimização de norma-A do erro. As tentativas de generalização deste método ao caso não simétrico, em que os resíduos não são ortogonais, deram origem a vários métodos, entre os quais o mais robusto é o método GMRES (Generalized Minimum RESidual). Este resolve, no subespaço de menor dimensão, um problema de minimização da norma-2 do resíduo. Outros métodos iterativos minimizam o espaço de memória requerido, não ortogonalizando em relação a todos os vectores da base já calculados, mas apenas em relação a um conjunto restrito, embora sejam menos robustos. Para aumentar a eficiência destes métodos iterativos eles têm que ser precondicionados.
Date:  2000-05-10
Speaker:  Filomena d'Almeida (Universidade do Porto, Portugal)