Métodos e ferramentas para programação semi-infinita não linear

Description:  Os problemas de programação semi-infinita (PSI) surgem nas mais diversas áreas da engenharia, como por exemplo, no controlo de poluição, no planeamento de trajectórias de robÎs, na determinação de conjuntos óptimos de sinais e na aproximação de Chebyshev. Os problemas de PSI são caracterizados por possuírem um número finito de variáveis que estão sujeitas a uma infinidade de restrições. A apresentação começa por descrever o problema de PSI e apresenta dois exemplos de aplicação, passando para a descrição de um conjunto de ferramentas (SIPAMPL) que foram desenvolvidas com o objectivo de apoiar a sua formulação. De seguida, faz-se uma descrição de algumas técnicas de resolução de problemas de PSI e do solver NSIPS. Serão também apresentados alguns resultados numéricos e ideias para trabalho futuro.
Date:  2004-01-08
Speaker:  Ismael Vaz (Departamento de Produção e Sistemas, Universidade do Minho)