O problema de Cauchy para equações de evolução não lineares dispersivas de tipo Schrödinger

Description:  Depois de passar em revista as diferentes propriedades de dispersão e regularização associadas ao grupo de Schrödinger ($L^p-L^q$, Strichartz, Kenig-Ponce-Vega), será feita uma aplicação à resolução do problema de Cauchy (local e global) para o sistema de Zakharov-Rubenchick. Este sistema, que consiste basicamente numa acoplagem da equação de Schrödinger cúbica com a equação das ondas e uma equação de transporte, serve de modelo "universal" à interacção entre ondas de alta e baixa frequência em vários domínios da física. Após a construção de alguns invariantes de Lyapunov para o sistema, será ainda abordado o problema da estabilidade orbital das soluções do tipo onda-solitária.
Area(s): Partial Differential Equations
Date:  2003-07-11
Speaker:  Filipe Oliveira (Universidade do Minho)
Research Groups: -Analysis