Aplicações da optimização da topologia de estruturas ao projecto de materiais celulares e à remodelação óssea

Description:  O modelo material para a optimização da topologia de estruturas aborda o seguinte problema de projecto: Para uma dada quantidade de material disponível qual é a sua distribuição, num domínio conhecido, que minimiza (maximiza) uma determinada função de custo e satisfaz um dado conjunto de constrangimentos. O peso, a rigidez da estrutura, a tensão equivalente, os deslocamentos e as frequências naturais de vibração são exemplos típicos de funções de custo ou de constrangimentos. Recentemente estes modelos materiais têm sido aplicados com sucesso ao projecto óptimo de materiais celulares periódicos e à simulação computacional do processo de remodelação do osso trabecular. Neste seminário é descrito o modelo material de optimização da topologia e são apresentados e discutidos estes novos modelos de aplicação.
Date:  2001-03-07
Speaker:  Hélder Rodrigues (Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal)