O Palimpsesto de Arquimedes

Description:  Em 1998 reapareceu em Nova Iorque o "Palimpsesto de Arquimedes", o mais importante manuscrito contendo obras do sábio de Siracusa.
O manuscrito havia sido referenciado e analisado no princípio do século, mas depois o seu rasto foi perdido. Este reaparecimento (em circunstâncias dignas de um romance de aventuras) foi vivido pelos historiadores de matemática com muito entusiasmo... e alguma ansiedade.
?? que, apesar das grandes dificuldades na decifração do documento - por ser um palimpsesto e por estar em muito mau estado - o que se tem vindo a apurar não só completa muito o que sabemos acerca de Arquimedes, como pode eventualmente obrigar a reformular o modo como entendemos a matemática grega.
Date:  2006-03-22
Speaker:  Henrique Leitão (Centro de História das Ciências, Universidade de Lisboa)
Place:  Sala Pedro Nunes