Um problema de partição multicritério de um território em zonas

Description:  Nesta comunicação iremos abordar alguns resultados relacionados com o problema da partição multicritério dum território em zonas. Cada zona é formada por um conjunto de átomos (unidades territoriais indivisíveis). Uma "partição" é formada por uma partição do conjunto de átomos em zonas conexas sem inclusões. Este problema pode ser modelado através da teoria de grafos e da programação matemática 0-1. A cada átomo é associado um vértice do grafo e a cada par de átomos contíguos associa-se uma aresta entre os respectivos vértices. O problema da enumeração de todas as soluções eficientes por um modelo matemático é conhecido como sendo NP-difícil, o que implica o abandono de uma abordagem com um método exacto para resolver instâncias de problemas de dimensão real. Iremos propor um método para aproximar a fronteira de eficácia baseado nos Algoritmos Evolutivos e Pesquisa Local. O algoritmo apresenta uma representação das soluções e operador crossover próprios, e mostraremos resultados para um problema de dimensão real sobre a região metropolitana de Paris.
Date:  2005-04-13
Speaker:  José Figueira (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) e Fernando Tavares Pereira (Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior)