Modelos para gases quimicamente activos sujeitos a efeitos dissipadores

Description:  No contexto da teoria cinética estendida a gases quimicamente activos, consideram-se modelos em que as partículas do gás possuem velocidades pertencentes a um conjunto finito de vectores previamente fixado. Ao nível microscópico, a evolução do gás é regida por um sistema não linear de equações diferenciais de derivadas parciais, de tipo hiperbólico. O correspondente quadro macroscópico é reproduzido em termos das equações de conservação e da equação da velocidade de reacção química do modelo. Recorrendo a um método de perturbação de solução de primeira ordem, deduzem-se as equações de Navier-Stokes do modelo e identificam-se os coeficientes de viscosidade, de condutividade térmica e de difusão. Os resultados obtidos permitem extrair algumas conclusões interessantes.
Date:  2004-01-23
Start Time:   14.30
Speaker:  Ana Jacinta Soares (Universidade do Minho)
Research Groups: -Analysis