Modelação e monitorização de dados usando famílias de distribuições

Description:

A utilização de famílias de distribuições na modelação de dados reais permite uma maior versatilidade na escolha do modelo que melhor se ajusta às diferentes peculiaridades dos dados. Apesar da desvantagem subjacente à necessidade de termos de estimar mais parâmetros do modelo, possivelmente será a filosofia mais adequada em virtude de, na prática, sempre existirem alguns desvios ou perturbações entre a distribuição real e uma potencial distribuição a ajustar a um conjunto de dados, para além de permitir a utilização de procedimentos de análise inferencial com maior robustez.

Nesta apresentação irá ser dada especial atenção a famílias de distribuições assimétricas, que incluem modelos com diferentes graus de assimetria e de peso de cauda, assim como a distribuição normal como caso particular. Algumas propriedades destas famílias serão realçadas de modo a motivar a sua utilização em aplicações práticas, e serão apresentados alguns exemplos onde se mostra a adequabilidade destas famílias na modelação de alguns conjuntos de dados reais provenientes de diversas áreas de aplicação. Serão ainda apresentadas algumas cartas de controlo de modo a fomentar a utilização destas famílias de distribuições em problemas da área de Controlo Estatístico da Qualidade.

Date:  2013-10-04
Speaker:  Fernanda Otília Figueiredo (Fac. Economia, Univ. Porto)
Institution:  Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Research Groups: -Probability and Statistics