José Monteiro da Rocha (1734-1819) e a institucionalização da ciência em Portugal

Description:

Talk by Fernando Figueiredo (CMUC) - UC Science Museum, January 17 (wednesday), 17:00

A Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra de 1772 transformou o ensino nesta instituição, criando para o ensino das ciências o Laboratório Químico, o Gabinete de Física Experimental, o Museu de História Natural, o Jardim Botânico e o Observatório Astronómico. José Monteiro da Rocha foi uma figura-chave em todo este processo que moldou o Portugal dos finais do Antigo Regime aos alvores do Liberalismo.

Como cientista, académico, administrador e legislador, Monteiro da Rocha elevou a instituição universitária ao mais alto nível, contribuindo, de forma decisiva, para a modernização e internacionalização de novos saberes e competências.

Nesta comunicação pretendemos dar a conhecer com mais profundidade esta tão importante figura da cultura e ciência portuguesa.

Inserted in:   2018-01-10
URL:  http://www.museudaciencia.org/index.php?module=events&option=calendar&action=&id=825
See more: <Main>   <Thematic Line - History of Mathematics>