"The index theory of Fredholm operators" by Prof. Sir Michael Atiyah

Sala Pedro Nunes, Departamento de Matemática
Sir Michael Atiyah
The Index Theory of Fredholm Operators

Sir Michael Atiyah foi autor de contribuições fundamentais em várias áreas da matemática, mas em especial em Topologia, Geometria e Análise. Desde a sua primeira contribuição significativa, a K-teoria topológica, até às suas mais recentes descobertas em Teoria de Campos Quânticos, Sir Michael teve um papel preponderante no desenvolvimento de novas ferramentes teóricas e deixando um legado de ideias de enorme profundidade. Como matemático colaborou com vários dos seus contemporâneos mais notáveis como R. Bott, F. Hirzeburch ou I. SInger. Naturalemente tem muitos discipulos como seus alunos, entre os quais podemos destacar G. Singer, N. Hitchin ou S. Donaldson.
Foi galardoado com a Medalha Fields em 1966, a Medalha Copley em 1988 e o Prémio Abel em 2004. Sir Michael foi Presidente da Royal Society e Master of Trinity College, Cambridge. Foi ainda o primeiro diretor do Newton Institute at the University of Cambridge.

Inserted in:   2011-03-02
URL:  http://c2.glocos.org/index.php/pedronunes/atiyah-uminho/about/customPages?pageId=1
See more: <Main>