Lançamento da obra "A Biblioteca Matemática da Universidade de Coimbra (1913-1969)"

Description:   No próximo dia 15 de dezembro, pelas 17 horas, no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, José Augusto Cardoso Bernardes irá apresentar a obra "A Biblioteca Matemática da Universidade de Coimbra (1913-1969), Génese, Formação e Desenvolvimento", da autoria de Carlos Tenreiro.

Sobre a obra
Tinha-se há pouco iniciado o ano de 1913 quando o Conselho da Secção de Matemática da recém-criada Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra nomeava o professor Henrique de Figueiredo (1861-1922) para dirigir a sua biblioteca privativa, a qual, a partir de Abril desse ano, tomaria a designação de Biblioteca Matemática. É a génese, formação e desenvolvimento da biblioteca do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra que contamos neste texto, no momento em que se esgotam 100 anos sobre a sua fundação. Centraremos a nossa atenção no período anterior a 1969, quando a Biblioteca Matemática teve as suas instalações no edifício do antigo Colégio de S. Pedro, no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra.

Sobre o autor
Carlos Tenreiro (Coimbra, 1964) é Doutorado em Matemática pela Universidade de Coimbra, é professor associado no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da mesma universidade. Membro do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, aí desenvolve atividade de investigação na área da estatística não-paramétrica. Atualmente é coordenador da Biblioteca Matemática da Universidade de Coimbra.

Inserted in:   2023-03-07
URL:  https://noticias.uc.pt/artigos/lancamento-da-obra-a-biblioteca-matematica-da-universidade-de-coimbra-1913-1969/
See more: <Main>   <Thematic Line - Outreach Activities>