LXIII International Mathematical Olympiad

Description:   Decorreram de 6 de Julho a 16 de Julho de 2022 as LXIII Olimpíadas Internacionais de Matemática, em Oslo.

Os resultados da equipa portuguesa foram excelentes.

Tiago Mourão (12º ano) obteve uma medalha de prata; Tiago Marques, Leonardo Tavares e Eduardo Guerreiro (todos do 12º ano) obtiveram uma medalha de bronze; Mariana Costa (12º ano) e Rafael Inácio (11º ano) obtiveram uma menção honrosa.

O número total de pontos obtido pela equipa portuguesa foi o maior desde que Portugal participa nesta prova.

É também de salientar que este é o quarto ano consecutivo em que um aluno da equipa portuguesa obtém uma medalha de prata (Kevin Pucci em 2019, Pedro Dias em 2020, Tiago Marques em 2021, Tiago Mourão em 2022).

A líder da equipa portuguesa foi Joana Teles (Univ. Coimbra), e o vice-líder foi António Salgueiro (Univ. Coimbra & CMUC).

A preparação e seleção das equipas portuguesas nas Olimpíadas Internacionais de Matemática faz-se na Escola Delfos do DMUC. Os jovens estudantes encontram-se com regularidade no DMUC, aproximadamente num fim de semana em cada mês, para receberem formação e apurarem as suas capacidades. Isto acontece desde que o Delfos iniciou as suas atividades, comemorando-se neste ano letivo o seu 20º aniversário.

Para mais informações sobre a competição em Oslo e a participação de Portugal, leia-se o respetivo comunicado de imprensa da Sociedade Portuguesa de Matemática, entidade que organiza a participação de Portugal na competição.

Inserted in:   2022-07-21
URL:  https://www.spm.pt/files/images/documentos/imo%202022%20(1).pdf