CiEMeLP 2015 - AS MÚLTIPLAS FORMAS DE FAZER E COMUNICAR A CULTURA MATEMÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA

Description: A primeira conferência internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa vai realizar-se em Coimbra no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com apoio das referidas instituições e do III-Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, entre quarta-feira dia 28 de outubro e sábado dia 31 de outubro de 2015.

O Espaço Matemático em Língua Portuguesa - EMeLP é uma organização internacional, filiada à International Commission on Mathematical Instruction - ICMI, que congrega os países e comunidades de língua portuguesa, e visa ao intercâmbio de projetos, ações e iniciativas em ensino de matemática, matemática interdisciplinar, divulgação da matemática e manifestações culturais matemáticas.

O tema da conferência é: "AS MÚLTIPLAS FORMAS DE FAZER E COMUNICAR A CULTURA MATEMÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA".
Haverá 5 Grupos de Discussão à volta de 5 sub-temas:

A) Matemática, Cultura e Sociedade
B) Relações entre a Atividade Matemática na Escola, na Universidade e em outras Práticas Sociais
C) A Comunicação Matemática na Escola e fora dela
D) Formação de Professores que Ensinam Matemática na Educação Básica e Secundária
E) Usos de Tecnologias no Ensino e na Comunicação da Matemática

Haverá duas sessões especiais, uma dedicada à obra de Paulus Gerdes (1953-2014) e outra à obra de José Sebastião e Silva (1914-1972).
Haverá 7 conferências plenárias e 12 conferências paralelas, além de vários tipos de sessões especiais. Dentro em breve será aberto o prazo para candidatura à apresentação de comunicações à volta do tema e dos sub-temas da conferência, assim como de pósteres de tema livre. O prazo final de apresentação de comunicações e de pósteres será 30 de junho de 2015.
O programa incluirá ainda atividades turísticas culturais com acompanhamento especializado preparado especialmente para esta conferência.

As inscrições feitas até 5 de setembro terão o valor de 50 euros (para estudantes de licenciatura e mestrado o valor será de 15 euros). Após 5 de setembro o valor será de 70 euros (resp. 20 euros). A inscrição inclui a documentação, os intervalos para café e o programa social. Para participar no jantar oficial do encontro será necessário pagar o valor de 15 euros (o jantar será no Centro Cultural D.Dinis da Universidade de Coimbra).
Place:   University of Coimbra
URL:  http://www.mat.uc.pt/~emelp/
Start Date:   2015-10-28
End Date:   2015-10-31