Dia de História e Metodologia da Matemática
 
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Description: in memoriam Miguel de Guzman (1936-2004).
Miguel de Guzmán nasceu em Cartagena, Espanha em 1936. Estudou Filosofia na Alemanha (1961), Matemática em Madrid (1965) e doutorou-se em Chicago em 68. Foi professor nas universidades de Chicago, St. Louis, Princeton (EUA), Suécia e Brasil e era catedrático de Análise Matemática da Univ. Complutense de Madrid e membro da Academia de Ciências Exactas, Físicas e Naturais de Madrid desde 1982. Foi presidente do ICMI-Comissão Internacional de Educação Matemática de 1991 a 1998. ?? autor de livros técnicos (publicados em importantes editoriais internacionais) e de divulgação (traduzidos em inglês, chinês, finlandês, francês e português), autor de numerosos artigos de relfexão e divulgação e conferencistas de mérito. Esteve várias vezes em Portugal, a última das quais no encontro nacional da SPM em Fevereiro de 2002 onde deu um mini-curso sobre "Ensino da Matemática". Dois dos seus livros de divulgação científica que estão editados em Portugal: "Aventuras Matemáticas" e "Contos com contas" (ambos da Ed. Gradiva). Página na Univ. de Madrid: http://ochoa.mat.ucm.es/~guzman/

"Olinde Rodrigues and his times", Simon Altmann (Oxford University).
Olinde Rodrigues spanned a period in which the freedoms granted to citizens after the French Revolution had major cultural effects, not totally quenched by the Restoration; and his life mirrors perfectly those events. He was the first Jewish mathematician of the century, as a difference from Jacobi, an academic career became closed to him. As a mathematician, a banker, a social reformer, and a Saint-Simonian, he was influential in the various cultural and social advances of the first half of the century. His life, however, is not well documented, and this paper fills a number of gaps in our knowledge about his family and his education. We briefly review all the mathematical works that he published and give an account of his life and works as a banker, Saint Simonian, and social reformer.

"A vida e a obra de A. d'Arzilla Fonseca (1853-1912)", Teresa Costa (Esc. Sec. Rafael Bordalo Pinheiro - Caldas da Rainha).
Augusto d'Arzilla Fonseca nasceu em 21 de Outubro de 1853, no Funchal e faleceu a 17 de Fevereiro de 1912 no Porto. Frequentou os cursos de Matemática e de Filosofia de 1880 a 1883, ano em que obteve o grau de bacharel. Obteve a licenciatura em Matemática a 3 de Março de 1884 e o grau de doutor a 27 de Julho de 1884. Foi Segundo Lente da Faculdade de Matemática, leccionou a cadeira de Geometria Descritiva, nos períodos de 1885 a 1887 e de 1888 a 1911. Alegando dificuldades de visão, propÎs à Congregação uma mudança na disciplina a leccionar, o que nunca conseguiu. Paralelamente à carreira académica, Arzilla Fonseca exerceu uma carreira militar. Obteve os postos de alferes graduado a 12 de Janeiro de 1875, de tenente a 20 de Julho de 1881, de capitão a 10 de Junho de 1886 e de major a 4 de Novembro de 1897. Fonseca merece ser recordado como o divulgador dos trabalhos de Hamilton em Portugal a propósito do cálculo elementar de quaterniões. Apresentou uma dissertação inaugural com o tema Principios Elementares do Cálculo de Quaterniões , em 1884 e, um ano mais tarde, a dissertação de concurso sobre Applicação dos Quaterniões à Mecanica.

"History and mathematics education: a look around the world with particular reference to Italy", Fulvia Furinghetti (Dipartimento di Matematica, Università di Genova).
Having served for four years (2000-2004) as a chairperson of HPM I collected a good amount of information on what is going on in this field. In particular, I have in mind the issues of the Newsletter of HPM (editor Peter Ransom), which in this period was regularly published three times per year in the paper version and in the website of the Study Group HPM. To clarify the place that the history may have in the classroom I distinguish two themes: (A) The history for reflecting on the nature of mathematics as a socio-cultural process. (B) The history to construct mathematical objects. In the stream (A) it is included the idea of history as a means to promote mathematics in classroom to humanize mathematics. The stream (B) concerns the core of the problems of teaching/learning mathematics. Other divisions of the reasons educators are interested in the history of mathematics are illustrated in literature; generally speaking, they have strong commonalties with my rough schematization. In the various papers, conferences, books of whom I had knowledge in the recent past years I grasped attempts to answer the following questions: - For a teacher or for a student is it advisable to know the history of mathematics? - If yes, how much history one has to know? - And how one has to know the history? The discussion of some of the issues previously presented will be the subjetc of the conference.

"O primeiro movimento internacional de reforma curricular em Matemática e o papel da Alemanha: um estudo de caso na transmissão de conceitos", Gert Schubring (Institut fÌr Didaktik der Mathematik, UniversitÀt Bielefeld).
No começo do século XX, a matemática experimentou um movimento internacional de reformas curriculares e metodológicas em seu ensino. Este, além de ter sido o primeiro movimento nesse sentido, foi também, na época, o único entre todas as disciplinas escolares. A análise desse movimento não pode ficar restrita somente ao âmbito da matemática, mas deve levar em consideração contextos sociais mais amplos. Como os contextos são mediados pelos sistemas educacionais nacionais, não se pode supor uma identidade de intenções nas reformas ocorridas nos vários países nos quais esse movimento teve repercussão. Nesta conferência assume-se que o conceito de transmissão seja bastante pertinente não só para analisar a disseminação das ideias da reforma de outros países, a partir de um ou mais centros, como também para compreender a transformação dessas ideias no decorrer do percurso desse processo de recepção. Defende-se que um dos maiores impulsos do movimento reformador foi constituido por uma crise de modernização na Alemanha e a agenda de reforma de Felix Klein, um dos poucos matemáticos eminentes que se preocupou com o problema do ensino da matemática.
Speaker(s): 14h:15m - in memoriam Miguel de Guzman (1936-2004)
14h:30m - "Olinde Rodrigues and his times", Simon Altmann (Oxford University)
15h:20m - "A vida e a obra de A. d'Arzilla Fonseca (1853-1912)", Teresa Costa (Esc. Sec. Rafael Bordalo Pinheiro - Caldas da Rainha)
16h:10m - intervalo
16h:40m - "History and mathematics education: a look around the world with particular reference to Italy", Fulvia Furinghetti (Dipartimento di Matematica, Università di Genova)
17h:30m - "O primeiro movimento internacional de reforma curricular em Matemática e o papel da Alemanha: um estudo de caso na transmissão de conceitos", Gert Schubring (Institut fÌr Didaktik der Mathematik, UniversitÀt Bielefeld)
Area(s):
Place:   Sala 2.4 - Departamento de Matemática
Start Date:   2004-05-05
See more:   <Main>   <Thematic Line - History of Mathematics>  
 
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