José Anastácio da Cunha, um educador iluminado

Description: Colóquio do projeto, pertencente à área da História das Matemáticas, intitulado "MAT2: MATemática nos Fundos Setecentistas do Arquivo da Casa de MATeus".

A atenção na História das Matemáticas Portuguesas no século XVIII, centrar-se-á, no âmbito do MAT2 na Matemática e na História (incluindo a da Matemática), a Arquivística, as Ciências Militares, a Filosofia, a Física, a Informática e a Literatura, através de uma parceria entre investigadores oriundos de cada uma destas áreas. Propomo-nos, nestas condições, desenvolver uma investigação historiográfica, assente especialmente em manuscritos setecentistas, que explore a informação, as conexões (por exemplo com o Colégio dos Nobres, com a Universidade de Coimbra, com a Academia de Ciências de Lisboa ou com a Casa Pia) e a aplicabilidade das Ciências (nas suas várias disciplinas e, em particular, da Matemática) portuguesas no século XVIII.

Place:   Casa de Mateus, Vila Real
URL:  http://w3.math.uminho.pt/~web/Mat2/MAT2/
Start Date:   2013-09-13
End Date:   2013-09-14